Características gerais do fungo:
- Os principais representantes dos fungos são os bolores, os cogumelos , as orelhas-de-pau e as leveduras (ou ferimentos), os fungos são organismos eucarióticos,heterotroficos e, em sua maioria, filamentosos, existindo algumas espécies unicelulares, as leveduras.
Atualmente são conecidas mais de 70 mil espécies de fungos e, a cada ano, são descritas entre 1,5 e 2 mil novas espécies.
- Organização corporal do fungo: Hifas e Micélio:
Todos os fungos multicelulares são constítuidos por filamentos microscópicos remificados, as hifas.O conjunto de hifas forma o micélio, que contitui o corpo do fungo multicelular.
Uma hifa é um tubo microscópico que contém o material celular do fungo as hifas podem ser de dois tipos:Hifas cenocíticas que uma massa citoplasmática com centenas de núcleo , e, hifas septadas, que apresentam redes transcersais (septos) delimitando compartimentos celulares com um ou dois núcleos, dependendo do estágio do ciclo sexual.
Durante os processos de reprodução sexuada de muitas espécies de fungo, formam-se hifas especiais que crescem em agrupamentos compactados, constítuindo os corpos de frutificação, dos quais cogumelos e orelhas-de-pau são os exemplos mais conhecidos.
Os fungos apresentam nutrição heterotrófica e utilizam grande variedade de fontes orgânicas de alimento. A maioria das espécies vive no solo nutrindo-se de cadáveres de animais ou de plantas, outras espécies nutrem-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas e sendo responsáveis pelo "apodrecimento" de frutas e verduras, esse modo de vida dos fungos é conhecido como saprofagia.
Algumas espécies de fungos são parasitas, e há espécies que vivem em assossoações armoniosas com organismos, trocando benefícios.
- Principais grupos de fungos:
* Filo critridiomicota (Quitridiomicetos ou Mastigomicetos):
Reúne fungos, em sua maioria aquáticos, que apresentam flagelos em algum estágio do ciclo de vida. Assim como os outros fungos, eles apresentam quitina na parede celular e armazenam glicogênio. Algumas epécies são unicelulares, mas a maioria é filamentosa com hifas: Cenocíticas, muitas espécies são saprofágicas decompondo cadáveres de plantas e animais. Há também diversas espécies parasitas.
* Filo zigomicota (Zigomicetos):
Representam cerca de metade de todas as espécies descritas de fungo. Eles caracterizam-se por formar, no ciclo de reprodução sexuada, células espéciais em formar de saco, os ascos, de onde provém o nome. No interior dos ascos dormam-se esporos sexuais, reunidos em corpos de frutificação carnoso chamados de ascocarpos, ou ascomas.
* Filo Basidiocota (Basidiomicetos):
Reúne os fungos que formam, durante o ciclode reprodução sexuada, células especiais , os basídios, onde se originam os esporos sexuais, os basidiosporos, das três classesdo filo, apenas uma, basidiomicetes forma copos de frutificação elaborados, os basidiocarpos ou basidio mais popularmente conhecido como cogumelos.
* Filo Deuteromicota (Deuteromicetos):
Reúne as espécies de fungos que aguardam melhor classificação . Esse filo, é na verdade, uma categoria de conveniência e tenderá a ser extinto:Muitos fungos classificados inicialmente como deuteromicetos estão sendo reclassificados, principalmente como ascomicetos.
O processo de formação de uma hifa a partir de um esporo é conhecida como ferminação.Nesse processo, o revestimento resistente do esporo rompe-se e a célula alonga-se, enquanto seu núcleo se multiplica por mitose, forma-se assim uma estrutura tubular, a hifa, que se alonga progressivamente e se ramifica, originando o núcleo.
* Reprodução assexuada:
A maneira mais simples de um fungo filamentoso reproduzir-se assexuadamente é por fragmentação: um micélio fragmenta-se originando novos micélios . Exceções são as leveduras, que se reproduzem por brotoamento, ou germulação.
Muitos fungos reproduzem-se assexuadamente po esporulação, com formação de células haplóides dotadas de parede resistente, os esporos.
Os ascomincetos também formam hifas reprodutivasassexuadas, os conidióforos, nas extemidades das quais individualizam-se fileiras de células que se transformam em esporos conhecidos como conídios, ou conidiósporo. Os quitidiomicetos aquáticos formam esporos flagelados móveis, os zoóporos, adaptados á dispersão do fungo em meio líquido.
*Resprodução sexuada:
Os "fungos verdadeiros" -Zigomicetos,ascomicetos e basidiomicetos- apresentam processos de reprodução sexuada em que ocorre fusão de zigotos diplóides.
Muitas espécies de fungos apresentam "formas sexuais" distintas desionadas pelos sinais + e - . Isso quer dizer que nesses fungos, denominados heterotálicos, existem duas formas fisioloficamente distintas de micélio, sendo que tipo + só pode realizar reprodução sexuada com tipo - e virce-versa. Os fungos que não apresentam diferencial sexual são chamados de Homotálicos.